sexta-feira, 26 de março de 2010

O dia do começo


Hoje: tão gostosa essa sensação de "estar no controle"!

Anteontem fui à ginecologista, também obstetra que fez a cesárea de minha filha de 16 anos.

Fui à consulta no dia em que aconteceu o acidente de moto com meu amor. Aliás, estávamos indo quando o acidente aconteceu, ele de moto e eu de carro, pois cada um iria para um lugar depois.

Então, depois do acidente e de me certificar de que meu lindo estava muito bem, pedi para ele não ir comigo, porque ele queria continuar indo de moto e eu não suportaria vê-lo dirigir aquele troço de novo.

Uma pena que ele não tenha participado da consulta tão esperada para tirarmos nossas dúvidas sobre a minha possível futura gravidez. Mas não me queixo, nem um tico sequer, fora alguns machucados, nada de grave aconteceu a ele, graças a Deus.

Na consulta, tirei dúvidas e me ficou o seguinte:

1º Realmente tenho que emagrecer pelo menos 10 quilos dos vinte que engordei, para não ter risco de hipertensão, diabetes gestacional ou pré-eclampsia.

2º Pelo menos dois meses antes de pensar em liberar para engravidar terei que tomar ácido fólico ou vitamina B9, qua acabei de ver no Wikipédia para que serve: se a mulher tem ácido fólico suficiente durante a gravidez, essa vitamina pode prevenir defeitos de nascença no cérebro e na coluna vertebral do bebê, como a espinha bífida. Pois o ácido fólico participa na formação do tubo neural no feto. Então, é claro que farei isso.

3º Aos quarenta anos há realmente o aumento da possibilidade de doenças no bebê, mas hoje em dia é comum mulheres de até mais de quarenta anos engravidarem e não acontecer nenhum imprevisto.

Então, é isso. O principal é eu me cuidar, cuidar da minha saúde para garantir a saúde do nosso rebento e a minha também, pois as duas estão interligadas. E com uma responsabilidade dessa, vou e já comecei a me cuidar.

Hoje cheguei na loja e conversei com as meninas para me incentivarem a emagrecer e, ao contrário de me apresentarem a guloseimas, pedi que elas digam que não tem, mesmo quando eu perguntar se tem novidade. Todas ficaram de me apoiar.

Lanchei salada de frutas com granola.

Venci a hora do almoço. E, na verdade, na loja há saladas deliciosas e que eu comi numa boa, junto com arroz, um pouco de feijão e carne. Estava realmente uma delícia.

São quase 15h e já coloco na cabeça que vou vencer a costumeira compulsão que tenta me vencer às 16h. E vou conseguir.

Estou vigilante. Não vou baixar a guarda.

De verdade? realmente sinto a tranquilidade da determinação. E ter esse sentimento de volta é reconfortante.

E só um detalhe: mais tarde estarei abraçando o amor da minha vida! Que lindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário