terça-feira, 27 de março de 2012

SOGRA


Por sorte, depois de muitas batalhas, acho que consegui fazer o meu amor enxergar que não há culpa nenhuma dos filhos quando uma mãe é abandonada pelo marido, muito menos quando uma mãe passa a batalhar para garantir sozinha o sustento e a educação desses filhos. ISSO É UMA ESCOLHA DE MÃE, A ÚNICA OPÇÃO PARA UMA MÃE RESPONSÁVEL E CUJO EX-MARIDO E PAI DAS CRIANÇAS É IRRESPONSÁVEL. E os filhos jamais poderão ou deverão ser responsabilizados por isso.
Minha sogra diz que está com câncer e que já teve câncer porque não olhou para ela mesma, não se cuidou, e muitas vezes faz insinuações ou até afirmações mesmo, responsabilizando os filhos pelos cuidados que teve que ter com eles. UM ABSURDO! A VIDA DELA E A VIDA QUE ELA TEVE SÃO RESPONSABILIDADE EXCLUSIVAMENTE DELA. ELA TEVE DOIS FILHOS PORQUE QUIS, E DEVER DE MÃE É CUIDAR DOS FILHOS, E SE O MARIDO DELA A ABANDONOU É UM PROBLEMA EXCLUSIVO DOS DOIS, JAMAIS OS FILHOS SERÃO CULPADOS DISSO.
Sem falsa modéstia, jamais culpei minha filha pelos anos que dediquei à sua educação e ao seu sustento. Essa é minha obrigada de mãe. Se optei por ter filhos, eles são minha responsabilidade. Se vou vai colocar o pai delas na justiça ou não, isso é uma decisão minha, de mãe, e nossa separação é um problema nosso, jamais dos filhos. Nesse ponto sou extremamente maternal: que culpa as crianças que você optou por ter têm de seu casamento não ter dado certo? Que culpa os filhos tem das escolha que você mesma fez para sua vida? NENHUMA.
E fazer um filho se sentir em débito pelo que ela viveu? ISSO É DOENÇA.
Minha sogra, para mim, está mais doente da alma do que do corpo. É muita coisa torta!
Acredito que racionalmente ela me quer bem, e sinceramente tomo o maior cuidado de tratá-la com delicadeza e atenção, até mesmo porque esse normalmente é o meu modo de lidar com as pessoas. Só que essa instabilidade e essa disputa desnecessária dela para ocupar o meu lugar estão me cansando, talvez eu nem sinta mais raiva, o que sinto com certeza e clareza é enxergar a doença dela, e o quanto isso prejudicou e prejudica a vida de seu filho, meu amor. O quanto tenta prejudicar a nossa vida.
O que tem acontecido recorrentemente é ela me elogiar e me tratar bem na minha frente e na frente dos outros, e por trás batalhar ferrenhamente para me afastar, cobrando dele, xingando ele, apelando para artimanhas, tudo para que possa ocupar também o meu lugar, o lugar de mulher dele.
Acho que não tive muita sorte nisso.
Porra, se eu incentivo a harmonia da relação mãe-filho deles, porque ela me ataca, porque a maldita doença da alma dela prefere vê-lo submisso, culpado, empregado, babá, enfermeiro, marido dela? É muita loucura.
Na semana santa ela havia me convidado para irmos todos para uma cidade próxima. Ontem fiquei sabendo através dele que ela teve um surto (ou puro maquiavelismo?), que cobrou atenção dele e que me atacou dizendo que comigo ele até foi para o aniversário do filho bastardo do meu avô (nunca houve isso, e se tivesse havido, qual o problema?). Ele já não fica com ela a semana toda? E como resultado disso está fazendo o impossível para convencê-lo que precisa viajar sozinha com ele e com o irmão dele na semana santa. Isso mesmo, só com os dois. ISSO CHEGA A SER SURREAL.
Entendo que ela está com medo e com câncer, e entendo que essa doença da alma se multiplica com isso, e por isso tento ter toda a paciência do mundo. Mas até quando?
Enquanto meu amor estiver lúcido sobre toda esta merda que está acontecendo eu estarei firme e forte ao seu lado.
Por sorte esse problema todo nos pegou num momento em que estamos unidos, entramos na academia, tiramos o foco da comida e estamos querendo nos cuidar, caso contrário não sei como estaríamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário